Se você é fã da saga Percy Jackson, sabe que o semideus tem uma relação especial com comidas azuis. Então, para comemorar a estreia da adaptação pelo Disney+ dia 20 de dezembro, que tal preparar todas as comidas azuis possíveis?

Os muffins de blueberry (mirtilos) são rápidos e fáceis de fazer, fizeram o maior sucesso em casa. Macios e levinhos, o docinho da massa combinou direitinho com o azedinho das frutinhas, perfeito para recuperar as forças após lutar com uma Furia! A receita original é da Dani Noce.

INGREDIENTES

110 gramas de farinha de trigo
110 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)
65 gramas de açúcar
20 ml de leite morno (cerca de 1 col e 1/2 de sopa)
2 ovos (temperatura ambiente)
1 col e 1/2 de sopa de fermento em pó
125 gramas de bluebery (mirtilo)
1 pitada de sal
corante alimentício azul

MODO DE PREPARO

Em uma batedeira acrescente a manteiga e o açúcar e bata bem até formar uma creminho fofo e claro. Quanto mais branco melhor, então pode bater bastante. Quando chegar ao ponto, adicione dois ovos à mistura e bata novamente. É importante que o ovo esteja em temperatura ambiente, e não tirado diretamente da geladeira, isso permite que a massa cresça fofinha como deve e evita talhar.

Em seguida adicione peneire a farinha na vasilha, o pó royal e a pitada de sal e com uma espátula misture suavemente até todos os ingredientes incorporarem e formar uma massa lisa e homogênea. Para ficar azul, acrescente o corante alimentício até chegar na cor desejada. Por último, acrescente o leite e os mirtilos e misture novamente para finalizar.

Ao colocar as massas na forminha, tome o cuidado de preencher até mais ou menos a metade, ou no máximo deixe um dedo de espaço para a massa crescer e evitar que entornem na forminha. Eu coloquei a massa em forminhas e papel, mas por segurança para evitar que elas abrissem dentro do forno enquanto assassem eu acabei usando também forminhas de silicone pra segurar no lugar.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 15 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com cada fogão, então cuidado pra não queimar! Faça o teste do palitinho para ter certeza de que está bem assada por dentro: quando a massa tiver crescido e formado uma casquinha, espete com um palito de tente até o fundo, se sair limpo então está pronto!

Eu tentei utilizar a cor arroxeada natural das Blueberies para colorir a massa, misturei um punhado ao leite morto e amassei. A mistura ficou bem roxinha, mas não fez muita diferença quando misturei na massa do muffin, e eu não tinha blueberries o suficiente para fazer o papel de recheio e também usar de corante. Se quiser tentar em casa, sugiro aumentar a quantidade dos mirtilos em uns 50% pelo menos, assim essa quantidade extra você pode amassar (ou porcessar, ou bater) e talvez funcione melhor assim!

Anotaram direitinho? Então puxe as mangas e mão na massa! E não deixe de comentar e me marcar nas redes sociais para ver os muffins de vocês!

Agora só esperar dia 20 de dezembro e dar play enquanto come comidinhas azuis.