Se você acompanha as produções do leste asiático, provavelmente já ouviu falar do Ano Novo Lunar. Também chamado de Festival da Primavera, é uma das maiores e mais importantes celebrações da região, comemorado em diversos países na segunda lua após o solstício de inverno (que este ano cairá no dia 10 de fevereiro).

E você pode fazer parte desta comemoração!

A 2ª edição do Festival de Ano Novo Lunar – Seollal irá acontecer nos dias 03 e 04 de fevereiro na Praça Coronel Fernando Prestes, em frente ao Metrô Tiradentes no bairro Bom Retiro, em São Paulo. A rica experiência cultural este ano trará uma diferença: além da coreana, as comunidades chinesa e japonesa também tem presença confirmada, numa iniciativa de estreitar laços e unir culturas, segundo conta a direção da Feira do Bom Retiro e a organização Youth and Students for Peace (YSP), que organizam o evento.

“O principal beneficiado será o fã da cultura asiática, que terá em um único evento a oportunidade de assistir às apresentações tradicionais e se aproximar da gastronomia dos países participantes” compartilha a diretoria da Feira do Bom Retiro.

A cidade de São Paulo concentra a maior parte das festividades asiáticas, que reúnem, cada uma, dezenas de milhares de pessoas todos os anos, como o Festival da Cultura Coreana em agosto, o Ano Novo Chinês que ocorre em janeiro ou fevereiro, e Tanabata Matsuri em julho.

O evento contará com cerca de 40 barracas de comidas e bebidas típicas, como o japonês Yakissoba e o coreano Toppoki, além das barracas de artesanato com produtos de anime, k-pop, e poderá também experimentar vestes tradicionais como o Hanbok coreano.

Para além da experiência gastronômica, o palco estará repleto de atrações multiculturais nos dois dias de evento, entre as apresentações confirmadas estão a Dança Kung Fu do Leque (também conhecida como Dança Tai Chi do Leque), as percussões tradicionais japonesa, Taiko, e coreana, Samulnori, Coral das Mães Coreanas e o grupo cover oficial da Feira do Bom Retiro. E, é claro, não poderia ficar de fora a tradicional dança do dragão chinês como símbolo de paz e boa sorte. Dragão, inclusive, é o animal que rege o ano de 2024!

E enquanto você se delicia nas barraquinhas assistindo às apresentações, haverá também atividades para toda a família: oficina de dobradura coreana, caligrafias tradicionais coreana, chinesa e japonesa, e também espaço de jogos típicos que reúnem famílias coreanas durante o ano novo lunar, como Jegichagi e Youtnori.

A programação completa será compartilhada na instagram da Feira do Bom Retiro (@feiradobomretiro).

Festival de Ano Novo Lunar – Seollal

Onde: Praça Coronel Fernando Prestes, acesso pela estação Tiradentes, linha azul

Quando: 03 e 04 de fevereiro, das 11h às 20h

Quanto: Entrada gratuita

Quanto a Feira do Bom Retiro, ocorre todo sábado das 10h às 17h na Rua Cônego Martis, próximo à estação da Luz e metrô Tiradentes. Já falei um pouquinho sobre ela aqui no blog compartilhando minha experiência, você pode conferir aqui.