Na terça feira de manhã fui à minha prima fazer o vídeo do blog. Ai, aproveitei e emprestei a ela o livro As Bruxas de Oxford, porque todos os livros que ela tinha ganhado (todos!) ela já havia lido. Então, na quarta, quando entrei no facebook ela me veio e disse que passaria em casa para me devolver o livro.
Para tudo.
Da hora do almoço de terça até o meio da tarde de quarta ela já leu o livro, tipo, inteiro? Fui lá perguntar e, ah, a coisa fica mais inacreditável: ela leu tudo hoje. Começou a ler às 11 da manhã e terminou umas 3:30, parando apenas para o almoço. Ou seja, em menos de um dia!
Tudo bem que mesmo eu, quando quero, consigo ler um livro rápido, mas raramente leio em um dia ou menos – a não ser quando ele é curtinho. Muitos livros me prendem tanto que eu me sinto a própria personagem, então, num momento tenso e/ou romântico me dá aquele frio na barriga e tanta ansiedade que acabo fechando o livro e indo fazer outra coisa ou apenas andar pela casa antes de retomar a leitura.
Não me levem a mal, se você lê o livro em uma semana ou em uma hora, o importante é ler, não estou dizendo que é errado ou algo assim. Só acho que o nível de aproveitamento da história não é tão boa lendo o livro em um dia como seria se lesse com mais atenção em mais tempo. Por mais concentrada que você diga estar, muita coisa é perdida.
Outra coisa, não é nenhuma competição de ‘quem lê mais rápido’, então pra que correr? Sem contar que o mesmo que vale pros estudos, vale aqui: depois de uma hora, você tem que dar uma parada para poder ‘respirar’, ou o então você começa a não armazenar as informações direito e, puf, esquece o que acabou de ler rapidinho.
Então, essa é a dica: leia o livro mais devagar e aproveite tudo o que ele fornece. Vai ver que, no final, ele ficará mais claro em sua cabeça e que a leitura foi bem mais fácil!
Fotos: Kayleigh June Photography
Ah, eu tenho As bruxas de oxford e dá pra ler sim num dia numa boa rs
A questão comigo é que eu simplesmente devoro o livro, não por competição, pois não fico contando esses fatos para ninguém, mas simplesmente pq, quando gosto do livro, não quero largar. Quantas vezes já virei madrugadas por não aguentar parar a leitura para ir dormir… rs
Mas é coisa pessoal, cada um lê de um jeito e claro, tem gente que precisa de tempo, que gosta de saborear a história por dias.
Bjs,
Kel
http://www.itcultura.com
Mary, tenho tenho disso.
ás vezes leio um livro em menos de uma semana, já outras vezes não. Cada pessoa tem seu tempo, tem que curtir a leitura, o livro que está lendo essas coisas.
Tem gente que se acha o tal quando fala "leio um livro em um dia" é ridículo isso. Pra quê. Aposto que aquele que demora mais para ler aprende melhor e tira muito mais da história. ♥
Beijinhos amada. Adorei teu post.
Sou uma devora de livros assumida, preciso ler um livro pagina por pagina até chegar no desfecho. Principalmente quando o livro me prende, viro madrugadas á dentro lendo ele, até chegar na ultima página e dormir com aquela felicidade e aquele vazio pelo livro ter acabado, rs!
Ps: Adoro seu blog, ele é realmente maravilhoso… Seus posts são excelentes
Eu sou uma devoradora de livros, admito. Mas não é por causa de "competição" ou algo assim, eu simplesmente não consigo parar de virar página atrás de página, devorando a história, até terminar o livro.
Alguns eu leio mais devagar sim, dependendo da complexidade da narrativa. Alguns, nem vale a pena ler se aprofundando no enredo porque o enredo simplesmente não tem profundidade nenhuma – mesmo que esses sejam os livros que mais "prendem" a gente, principalmente os YA. E alguns, por fim, eu devoro sim, amo a história e percebo que posse ter perdido muito pelo caminho, então incluo na lista de "vou reler", assim, sem aquele desespero para saber o que vai acontecer, eu posso degustar mais as palavras, rs 😀
Eu sou bem assim, leio e paro algumas vezes, pra dá aquele climax, nunca li um livro em um dia, a não ser que fosse uma releitura. Mas isso vai de pessoa pra pessoa, vai que ela consegue entra na história de uma forma que ela não consegui parar de ler e precise saber o final desesperadamente? Deve acontecer isso por aí.
Mesmo assim compartilho da sua dica, ler com calma é bem melhor.
Por mais que eu tente não consigo ler um livro lentamente, eu tenho que consumi-lo rápido pois fico ansiosa em saber todos os detalhes e como se finaliza ela.
Olá, Mary!
Concordo com o que você disse no post! Entretanto, sempre tem o livro que é impossível parar de ler, né? 🙂
Tenha um maravilhoso domingo!
Beijos!
Biih
http://hellostar.org